terça-feira, 13 de abril de 2010

Pra quem se atrasou como eu....

Não tive aula hoje, aproveitei e fui sozinha ao cinema, como há muito tempo não fazia. E isso me faz muito bem!
Foi-se o tempo do amor, da minha vida social e dos meus programas culturais, eu ando realmente por fora.
Mas hoje tentei me retratar. Fui conhecer o Cinesesc e assistir um filme na Mostra dos melhores de 2009.
Achei muito legal esse projeto e pretendo colar lá mais vezes.
Quero deixar essa dica, então, coloco aqui, o que achei dos filmes da mostra que já assisti. (Sim, são comentários bem pessoais mesmo!)


"Moscou" - Esse foi o que eu assisti hoje. Achei foda porque mostra o processo artístico de criação de uma peça, pelo grupo Galpão.
Desde o "Till" que gosto do trabalho dos caras e esse filme me fez pensar muito sobre o que eu quero com teatro e arte.
É o teatro dentro do cinema e sim, eles dialogam muito bem. O que eu achei muito interessante foi esse flagrante do processo de criação.
Como um processo artístico provocador pode reverberar na cena. Os exercícios de memória, mexeram muito comigo.
E por falar em memória, tem uma parte que as atrizes cantaram uma música que eu reconheci na hora. Era do Mogli, aquela que a menininha canta. Quem lembra?


"Milk - a voz da igualdade" - Faz séculos que eu assisti esse. Pelo que eu lembro, gostei do roteiro e das interpretações. Não lembro da direção...acho que curti também.
E o Sean Penn faz o protagonista com muita humanidade, ele realmente se superou nessa. E o James Franco cresceu muito também.
Ah sim, tem o Emile Hirsh também.


"Loki" - Puta documentário sobre a carreira do Arnaldo Baptista. Tem um achado de uns arquivos muito raros, tipo o Cobain falando dos Mutantes.
Tem muitos vídeos dos Mutantes que deixam muito claro, porque o caras fizeram sucesso. Tem imagens lindas, tá tudo muito bem amarrado e impossível não se conquistar pelo carisma do Arnaldo.


"Bastardos Inglórios" - Imperdível, Tarantino cada vez melhor. Puta roteiro, puta direção, puta trilha sonora e ótimas interpratações.
E ainda tem o Brad Pitt mostrando que é um bom ator, apesar de bonitinho. Humor negro e ácido, do jeito que eu gosto.


"Abraços Partidos" - Achei bom, um Almódovar seco. Não é o meu preferido. Mas a Penólope tá mais linda que nunca.
E tem bonitas imagens, claro. Direção impecável e um bom roteiro. Não tão surpreendente, eu achei, porém achei interessante por ser bem diferente dos outros filmes que eu já tinha visto dele.


"Apenas o fim" - Este eu me identifiquei muito. Um daqueles filmes que parecem falar da nossa vida. Primeiro que é jovem sem ser imbecil.
Depois que tem um roteiro incrível e uma ótima direção também. E interpretações muito naturais. Parece improviso.
Acho que é um filme que representa bem quem viveu a geração dos 90. É um filme de referência. E foi gravado com o dinheiro de uma rifa de Whiskey.

Como é possível perceber, assisti poucos da lista da Mostra. Eu realmente assisti pouca coisa ano passado e espero melhorar este ano.
Se der ainda quero ver outros filmes que estão rolando lá, que eu perdi no ano passado.

E o serviço tá ai embaixo:

Festival Sesc Melhores Filmes
diariamente de 8 (Qui) a 29/04 (Qui)
•das 14:00 às 21:30
Cinesesc - R. Augusta, 2075 - Cerqueira César - Centro. Telefone: (11) 3087-0500.
Ingressos: Ingresso individual: R$ 4,00 (inteira), R$ 2,00 (estudante, aposentado/idoso, professor da rede pública e usuário inscrito) e R$ 1,00 (trabalhador do comércio e serviços, matriculado).

E toda a programação aqui.

E aos amigos que tiverem mais opiniões sobre os filmes, sintam-se a vontade para dividir.

2 comentários:

Pedro Pellegrino disse...

Todos bons filmes! Ainda não vi esse Moscou. E o Almodovar tenho um preconceito, quem sabe um dia passe,rs.Bacio.

Mayra disse...

Poxa, mas tu não quebra esse preconceito nem pra ver a Penélope? Esse daí é bom pra começar, até.