quinta-feira, 29 de abril de 2010

O que é teatro?

Este é um trecho que eu peguei emprestado do blog do meu grupo de teatro, O Pequeno teatro de Torneado.
Foi escrito pela minha colega de grupo/amiga/musa/flautista preferida/flor mais linda do jardim: Bia Barros.

O texto na íntegra (sobre a nossa montagem mais recente) dá pra conferir no blog do nosso grupo.
Escolhi esse trecho porque representa muito o teatro que eu faço hoje.

Tô colocando aqui, porque ontem o meu professor de estudos literários perguntou "O que é teatro?".
Oras, depende. Qual referencial estamos usando?

Eu escolhi responder que era a reflexão da vida. Claro que não era essa a resposta que ele queria, tudo bem.
Mas é nisso que eu acredito. Ele usou a situação de que se alguém te parasse na rua e perguntasse com o microfone, de cara, o que você responderia?

Ao ver o texto da Bia, achei que seria legal publicar aqui também. Segue aí:

"Teatro é ritual. O Torneado valoriza muito isso. Não só valoriza, mas acredita nessa afirmação. Juntar pessoas para assistir, outras pessoas falando sobre o humano, é um ritual de troca. E a idéia da troca, vem junto com a idéia do emprestado. A gente empresta essa experiência. E depois, a pessoa que recebeu a experiência reverbera aquilo dentro dela e vai passando para as outras pessoas que vivem ao longo do cotidiano com ela, e a coisa vai reverberando. Assim como o público reverbera no ator, naquele momento, e o ator leva aquela experiência com ele, emprestada. E depois dá para o seu cotidiano. E recebe, e passa, e empresta, e troca."

É o que eu tenho pra dizer hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sehr interessant. :)